Convencoes Nomes Ficheiros
<-- Voltar à página hierarquicamente anterior
Carregamento de Ficheiros
Quando se carrega um ficheiro com o mesmo nome que outro que já tinha sido carregado anteriormente, o novo ficheiro substitui o ficheiro antigo mas o ficheiro antigo continua disponível (aparece na lista das versões anteriores desse ficheiro e qualquer dessas versões pode ser descarregada). Os links que existam no wiki são automaticamente atualizados para apontar para a versão mais recente do ficheiro.
Convenções a utilizar nos nomes dos ficheiros
Antes de tentar carregar um ficheiro verificar que o nome do ficheiro cumpre os seguintes requisitos:
- O nome não é excessivamente longo
- O nome não pode ter espaços nem caracteres acentuados nem cedilhas nem carateres especiais
- No nome não usar underscores, usar o sinal de menos (-)
- Usar letras minúsculas na extensão do nome do ficheiro (.xls, .xlsx, .zip, .pdf, etc.)
- Quando aplicável o nome deve ter como sufixo a data no formato "-aaaammdd", no entanto se o ficheiro for para ir sendo atualizado então não inclua a data no nome do ficheiro (isto significa que a maioria dos ficheiros, dado que irão ser atualizados, não devem ter a data incluída no nome)
- Sempre que necessário o nome do ficheiro pode incluir um nº de versão no formato -v??, onde ?? é 01, 02, ..., 09, 10, 11, ..., no entanto visto que o wiki mantém automaticamente um controle de versões na maior parte dos casos faz sentido que não se inclua um nº de versão no nome do ficheiro
Notas sobre o carregamento de ficheiros (upload)
- Neste momento o sistema foi configurado para só suportar o carregamento de ficheiros com um tamanho máximo de 15 MB. Se necessário esse limite pode ser alterado para um valor superior.
- Aparentemente de vez em quando ao se carregar um ficheiro dá o erro Fatal exception of type UploadStashFileNotFoundException, no entanto em todos os casos em que isso aconteceu (aconteceu 3 vezes ao carregar cerca de 250 ficheiros) a seguir verificou-se e o ficheiro tinha sido corretamente carregado portanto este erro deve ser causado por uma race condition e não aparenta ter consequências (no entanto sempre que isso acontecer deve-se ir à lista de ficheiros e verificar que ele existe, se não existir voltar a carregá-lo)
- Se se tentar carregar um ficheiro que tenha o mesmo nome base que outro já existente e só difira na extensão (por exemplo já ter carregado formulario-20190410.xlsx e ir carregar formulario-20190410.pdf) o sistema não carrega o ficheiro e avisa que o ficheiro já existe mostrando os 2 nomes e dizendo que eles são muito parecidos, dado que na verdade se pretende carregar o novo ficheiro deve-se premir o botão Ignorar o aviso e gravar o ficheiro
- Aparentemente com alguns ficheiros .XLS ou .XLSX o mediawiki acha que eles estão corrompidos e recusa-se a carregá-los, nesse caso o mais simples é fazer um ZIP com esse ficheiro e carregar o ZIP.
- Outra mensagem de erro que pode aparecer no caso de ficheiros .XLS (que provavelmente foram gravados pelo Microsoft Excel 2013) é o aviso de que A extensão ".xls" não corresponde ao tipo MIME do ficheiro (application/vnd.ms-office) e o ficheiro também não é carregado, nesse caso usar a mesma técnica de o colocar dentro de um .ZIP e carregar o .ZIP.
- Se se tentar carregar um ficheiro 100% idêntico a outro já existente mesmo que se lhe dê outro nome o mediawiki detecta esse fato e não o carrega sem colocar questões adicionais sobre o que se pretende fazer com esse ficheiro
- Se pretender substituir um ficheiro já existente (isto é, carregar uma nova versão de um ficheiro mantendo o nome original) então:
- vá à lista de ficheiros
- procure pelo nome do ficheiro (basta escrever uma parte do nome)
- na lista de resultados selecione esse ficheiro, obtém-se uma nova lista com todas as versões existentes desse ficheiro (uma ou mais)
- em baixo dessa lista selecione Carregar uma nova versão deste ficheiro (se em vez disso aparecer o texto Você não pode substituir este ficheiro é porque não está autenticado e precisa de se autenticar para poder carregar ficheiros).
- Note-se que nessa página (em baixo) obtém-se igualmente a lista das páginas que contêm um link para este ficheiro, desta forma pode verificar se o ficheiro está ou não a ser referenciado e se existe algum texto relativo a este ficheiro que necessita de ser atualizado.
- Existe um problema estúpido que afeta os ficheiros Excel. Sempre que se abre um ficheiro Excel, a não ser que ele esteja protegido ao nível do sistema operativo para ser readonly, o Excel mesmo que o ficheiro seja a seguir fechado sem gravar altera meia dúzia de bytes no ficheiro (deve ser a data de último acesso nas propriedades estatísticas) embora não atualize a data de última modificação do ficheiro. Ora o que isto significa é que se o ficheiro Excel for carregado para o mediawiki, a seguir aberto e voltado a carregar, o mediawiki não consegue detectar que o ficheiro é idêntico (por na verdade não o ser) pelo que volta a carregá-lo. Neste caso a melhor forma de se ter a certeza que já se carregou a última versão do ficheiro é comparar a data de carregamento do ficheiro para o mediawiki (acessível na pesquisa de ficheiros carregados) com a data do ficheiro
- Ficheiro PNG com 600 dpi dá o erro Parâmetros de miniatura inválidos, o workaround é usar um ficheiro PNG com 300 dpi
- Ficheiro PDF demasiado complexo (foram as 729 páginas ou as bookmarks hierárquicas?) dá o seguinte erro ao ser carregado: Ocorreu um erro na consulta à base de dados. Isto pode indicar um defeito no programa, o workaround é carregá-lo dentro de um ZIP ou colocá-lo noutro site e colocar neste site uma referência externa para ele. De modo a manter toda a informação residente neste site para que o backup do site seja completo é preferível utilizar a técnica de carregar um ZIP.
Problema da cache do browser ir erradamente buscar uma versão antiga do ficheiro
A técnica utilizada pelo mediawiki para conseguir manter versões de cada ficheiro carregado e ao mesmo tempo não ter de atualizar os links internos para o ficheiro sempre que uma nova versão do ficheiro é carregada é a seguinte:
- Carrega a primeira versão do ficheiro, e.g. ApendiceA-ListaContactosRecursosHumanos.xlsx, para um dado local, por exemplo .../images/9/95/ApendiceA-ListaContactosRecursosHumanos.xlsx
- Faz com que os links do tipo [[Media:ApendiceA-ListaContactosRecursosHumanos.xlsx|XLSX]] apontem para esse local
- Sempre que uma nova versão do ficheiro é carregada move a versão atual do ficheiro para por exemplo .../images/archive/9/95/20190430121808%21ApendiceA-ListaContactosRecursosHumanos.xlsx, e coloca a nova versão do ficheiro no local em que se encontrava a versão anterior.
O problema desta técnica é que se o utilizador acabou de descarregar a versão antiga do ficheiro, a seguir corrigiu-a e voltou a carregá-la, se tentar logo a seguir descarregá-la arrisca-se a que o browser faça cache do ficheiro e portanto descarregue a versão antiga (indo buscá-la à cache em vez de indo buscá-la ao servidor). Isto não é só um problema para quem acabou de carregar o ficheiro (porque não consegue facilmente verificar que o carregou corretamente) mas também para qualquer outro utilizador que tenha recentemente descarregado a versão antiga do ficheiro, apesar de poder verificar que existe uma versão nova (consultando-a na lista de ficheiros), o browser vai teimar em lhe dar a versão antiga (por o ficheiro ter o mesmo nome e estar no mesmo endereço do servidor). A única solução se isto estiver a acontecer é limpar a cache do browser (ou pelo menos fechar o browser e voltar a abri-lo). O grande perigo é que o utilizador não detete que isto esteja a acontecer e portanto utilize uma versão desatualizada.