Ajuda:Conteúdos

Fonte: QGIS
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Este Wiki privado que utiliza o software MediaWiki (o motor desenvolvido e utilizado na wikipedia) suporta dois tipos de utilizadores:

  • Utilizadores que podem aceder aos conteúdos mas não os podem alterar:
    • Necessitam de conhecer o link (http://ccti.ismai.pt/gis), o nome do grupo genérico de acesso ao wiki (...) e a password (...)
  • Utilizadores que podem alterar os conteúdos deste wiki:
    • Para além de conhecerem o link, o nome do grupo genérico de acesso ao wiki e a respetiva password, possuem também um login/password individual que lhes permite editar conteúdos

Todas as alterações são guardadas na base de dados com o nome do utilizador que as fez, a data e a hora. É possível comparar qualquer versão antiga com qualquer outra versão. Quando se apaga texto ele não é verdadeiramente apagado, isto é, fica para sempre armazenado na base de dados sendo sempre possível ir recuperá-lo.

Para além de se poder escrever texto diretamente no Wiki pode-se carregar (upload) os seguintes tipos de ficheiros:

  1. Imagens (jpg, png, gif, svg)
  2. Documentos de texto em formato word (doc, docx) ou open office writer (odt)
  3. Folhas de cálculo em formato excel (xls, xlsx) ou open office calc (ods)
  4. Apresentações em formato powerpoint (ppt, pptx) ou open office impress (odp)
  5. Documentos em formato pdf
  6. Arquivos (zip)

A partir de qualquer ponto no wiki pode-se voltar à página principal premindo o logotipo no canto superior esquerdo (ou selecionando "Página principal" no menu à esquerda).

Para se poder editar texto no Wiki ou carregar ficheiros é necessário primeiro autenticar-se, para esse efeito selecione Autenticação no canto superior direito.

Para alterar a palavra chave (password) após se ter autenticado selecione Preferências no canto superior direito, seguido de Alterar palavra-chave.

Para editar uma dada página no topo à direita seleccione Editar, altere o que entender, e depois selecione em baixo Gravar página. Se só for alterar o texto de uma secção da página é preferível selecionar o Editar que se encontra no extremo direito do nome da secção (dessa forma só lhe aparece o texto dessa secção, o que lhe facilita a tarefa de edição).

Se quiser pode aumentar o tamanho do retângulo de edição (isto é, o local onde escreve o texto quando se encontra em modo de edição), basta clicar e arrastar para baixo o canto inferior direito do retângulo de edição.

Quando se está a editar se se pretender ver qual é o resultado das alterações que se introduziu sem se gravar, pode-se premir o botão "Antever resultado". Note-se que isso não deve ser usado durante muito tempo porque se falhar a ligação ao site ou ocorrer algum outro problema perdem-se as alterações que ainda não tinham sido gravadas. Usar portanto essa opção de uma forma parcimoniosa, o melhor é ir gravando.

Algumas páginas estão bloqueadas contra edição. Trata-se de páginas que não se pretende que voltem a ser alteradas, nessas páginas em vez de aparecer no topo à direita Editar aparece Ver código-fonte.

Eis um resumo dos 20 principais comandos básicos para editar texto (ver também o manual da wikipedia: Guia de Utilizadores):

  1. O texto aparece tal e qual ele é colocado exceto que existe um conjunto de símbolos especiais que se pode adicionar ao texto para efetuar marcações (markup) ao texto de modo a converter o mesmo em cabeçalhos, listas, links, itálico, negrito, etc.
  2. Usar linhas em branco para separar partes do texto (quanto mais linhas em branco consecutivas se usar, mais o texto fica afastado entre si).
  3. Um cabeçalho deve começar no início da linha e ser colocado entre 2 (==), 3 (===) ou 4 (====) sinais de igual conforme se trate de um cabeçalho de nível 1, nível 2 ou nível 3 (colocar a mesma quantidade desses sinais de igual antes e depois do cabeçalho).
  4. Itálico obtém-se colocando duas pelicas (aspas simples) antes e depois do texto que deve aparecer em itálico (note-se que são duas pelicas simples, não se trata de aspas duplas). Exemplo: este texto está parcialmente em itálico.
  5. Negrito (bold) obtém-se colocando três pelicas (aspas simples) antes e depois do texto que deve aparecer em negrito. Exemplo: este texto tem esta parte em negrito.
  6. Sublinhado (underlined) obtém-se usando a tag u, isto é <u>Texto</u> dá como resultado o texto.
  7. Para se representar código no meio de uma linha usar <code>o ''código''</code> que dá como resultado o código (neste caso o itálico foi interpretado) ou <pre>o ''código''</pre> que dá como resultado
    o ''código''
    (note-se que origina uma quebra de linha). Se uma sequência de linhas começarem todas elas por um espaço então essas linhas são consideradas pré-formatadas e não são processadas (útil para representar um script numa linguagem de programação qualquer, atenção a que linhas vazias no script têm de ser substituídas por uma linha com um espaço).
  8. Listas não numeradas (bullet points) obtém-se colocando asteriscos no início de cada linha (não deixe linhas em branco entre elementos da lista). Use * para o nível 1, ** para o nível 2, e *** para o nível 3.
  9. Listas numeradas obtém-se colocando o símbolo do cardinal ( #) no início de cada linha (não deixe linhas em branco entre elementos da lista). Use # para o nível 1, ## para o nível 2, e ### para o nível 3.
  10. Se se pretender o efeito de continuar uma lista mas usando o nosso próprio formato colocam-se 2 pontos depois do nº apropriado de asteriscos ou símbolos do cardinal. Por exemplo as alíneas dos regulamento usam #:
    Tipos mais sofisticados de listas podem ser criados usando as técnicas demonstradas na página como fazer listas.
  11. Se se pretender criar um link externo (para fora do wiki) coloca-se o endereço entre parêntesis retos.
    Pode-se também usar o formato [http://www.cm-porto.pt/... texto que deve aparecer no link] (notar o uso de um espaço para separar o endereço do texto que deve aparecer no link propriamente dito)
    Atenção que sempre que se coloca um link externo ao tentar gravar o sistema pede-lhe (ver nesse momento o topo da página) que resolva uma pequena operação aritmética de somas ou subtrações (usada para verificar que se trata de um utilizador humano), se errar na conta ou não preencher o resultado a página não é gravada, e infelizmente a mensagem não chama muito a atenção pelo que é fácil não se perceber que não se está a gravar a página.
  12. Se se pretender criar um link interno (para outra página do wiki, quer ela exista quer não) coloca-se o nome da página entre duplos parêntesis retos.
    Pode-se também usar o formato [[NomePagina|Texto que deve aparecer no link]] (notar o uso de uma barra vertical para separar o nome da página do texto propriamente dito)
    No nome da página vá alternando entre maiúsculas e minúsculas para cada palavra (EstaPaginaTemEsteNome), ou coloque underscores (_) entre as palavras (Esta_pagina_tem_este_Nome), evite usar espaços ou acentos ou carateres especiais, use só números e letras e underscores. Os underscores são convertidos para espaços ao apresentar o nome da página, neste caso o nome que iria aparecer na página se se usasse underscores seria Esta pagina tem este Nome
  13. Sempre que um link aponta para uma página que não existe ele aparece a vermelho, basta clicar no link para aparecer a opção de criar essa nova página (só pode editar e criar novas páginas se já tiver feito log in)
  14. Para colocar um link para um ficheiro que já foi carregado para o wiki usar o formato [[Media:nomeFicheiro.pdf|texto que deve aparecer]] ou [[File:imagem.jpg|thumb]] ou [[File:imagem.jpg|thumb|left]]
    A diferença entre usar Media e usar File é que quando se usa Media o wiki não tenta mostrar um thumbnail do ficheiro.
  15. Para evitar que algo seja interpretado pelo wiki usar a tag nowiki (ver por exemplo a sua utilização para criar o código fonte de alguns dos itens desta lista)
  16. Ver também como criar notas de rodapé e citações bibliográficas
  17. A melhor forma de ver como se consegue fazer algo é procurar neste Wiki (ou na Wikipedia) um exemplo do que se pretende fazer e depois ir ver o código que foi utilizado.
  18. Uma vez autenticado se quiser carregar um ficheiro selecione no menu lateral esquerdo Carregar ficheiro (ou selecione no menu lateral esquerdo Páginas especiais e na secção Listas e carregamento de ficheiros selecione Carregar ficheiro). Veja aqui as convenções que devem ser usadas nos nomes dos ficheiros e informações sobre como deve carregar ficheiros e problemas que podem ocorrer ao fazer o carregamento.
  19. Para ver os ficheiros que já foram carregados selecione a secção Lista de ficheiros carregados na página principal deste wiki.
  20. Se quiser copiar o texto de uma página do wiki para um documento Word faça o seguinte: no menu do lado esquerdo selecione nas Ferramentas Versão para impressão, depois selecione o texto todo e use copiar/colar para o passar para o documento Word. As imagens não são copiadas embora no local onde elas se encontravam seja deixada uma frame vazia a reservar o espaço e essa frame tenha um link que se clicado vai abrir a página da imagem no wiki, essa imagem pode a seguir ser descarregada e colocada nesse local.