Extensoes e Formatos de Ficheiros: diferenças entre revisões

Fonte: QGIS
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<li> Os dados podem ser descarregados de [https://drive.google.com/drive/folders/1RkcvLwnvZWsS8FSC_vaqRiZwq7oqpxo8 Google Drive curso SIG CCDR-N]
<li> Documentação e dados utilizados nos diferentes exercícios podem ser descarregados de [https://drive.google.com/drive/folders/1RkcvLwnvZWsS8FSC_vaqRiZwq7oqpxo8 Google Drive curso SIG CCDR-N]
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Revisão das 15h06min de 18 de abril de 2021

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Organizar os Dados

Para normalizar a forma como os dados ficam organizados no computador de cada um, de forma a ser mais fácil reportar um problema e de forma a ser mais fácil seguir uma demonstração interativa, estabelecem-se as seguintes regras neste curso:

  1. Criar uma pasta/diretório chamada formSIG ou na raiz de um disco/drive ou o mais perto possível da raiz no caso de não se possuir privilégios para escrever na raiz do disco/drive. Desta forma reduz-se o comprimento dos caminhos para os ficheiros (o que facilita a navegação) e o caminho onde cada um coloca os ficheiros desde essa pasta/diretório para a frente é igual para todos o que o permite utilizar esse caminho numa mensagem, num powerpoint, etc.
  2. Debaixo dessa pasta criar as seguintes subpastas:
    1. formSIG/dados: colocar aqui os dados descomprimidos (por exemplo shape files) e que vão ser utilizados pelo QGIS como camadas do projeto, criar subpastas sempre que necessário
    2. formSIG/materiais: colocar aqui ficheiros descarregados da Google Drive ou de outro local que ainda se encontrem comprimidos e que necessitem de ser descomprimidos antes de poderem ser utilizados, criar subpastas sempre que necessário
    3. formSIG/projetos: gravar aqui os diferentes projetos, criar subpastas sempre que necessário
    4. formSIG/resultados: colocar aqui os resultados esperados, isto é, os resultados/soluções dos exercícios fornecidos pelo formador de modo a ser possível comparar o resultado obtido com o resultado esperado, criar subpastas sempre que necessário
  3. Ao criar as pastas e ficheiros usar as seguintes regras para os nomes das pastas e ficheiros:
    1. Não utilizar carateres acentuados nem cedilhas (dificulta a portabilidade dos dados entre diferentes sistemas operativos e pode causar problemas com alguns módulos do QGIS)
    2. Evitar a utilização de espaços (pode causar problemas com alguns módulos do QGIS)
    3. Começar os nomes com uma letra e depois usar letras maiúsculas ou minúsculas ou dígitos ou underscores (_)
    4. Não usar nomes demasiado compridos (difícil de ver o nome completo) nem nomes demasiado curtos e crípticos (difícil de saber o que representa)

Acesso a dados

  1. Documentação e dados utilizados nos diferentes exercícios podem ser descarregados de Google Drive curso SIG CCDR-N