Extensoes e Formatos de Ficheiros

Fonte: QGIS
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

<-- Voltar à página hierarquicamente anterior

Para se ter a certeza que se está a ver a verdadeira extensão do ficheiro deve-se no explorador do Microsoft Windows (no Microsoft Windows 11 usar as reticências que aparecem na extrema direita) selecionar "Ver / Opções / Alterar opções de pesquisa e de pastas / selecionar a aba Ver / des-selecionar Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos". Esta operação deve ser feita sempre que se vai utilizar um novo computador com Microsoft Windows para um trabalho eminentemente técnico: CAD, SIG, programação, etc. Esta alteração só necessita de ser feita uma única vez.

.CSV
Comma Separated File (ficheiro com campos separados por vírgula, ponto e vírgula ou carateres de tabulação)
.GDB
Geodatabase, formato da Esri mais poderoso do que o formato shapefile
.GEOJSON
GeoJSON, ficheiro JSON para representar dados georreferenciados
.GPKG
geopackage, formato normalizado pela OGC em 2014 para permitir a interoperabilidade de dados geográficos. Consiste num único ficheiro, baseado numa versão estendida do SQLite, suporta dados vetoriais, matriciais, alfanuméricos, esquemas da base de dados e metadados. Sempre que possível no QGIS deve-se usar este formato em vez de shapefiles. Enquanto o QGIS está a trabalhar com uma geopackage ele usa igualmente 2 ficheiros temporários que são apagados no fim: *.gpkg-wal com o log transacional em formato WAL (Write Ahead Logging) usado para garantir que as transações são atómicas (ou tudo ou nada, commit/rollback), e *.gpkg-shm que é um ficheiro de memória partilhada (SHared Memory) para controlar o acesso concorrente à base de dados através de um índice para o WAL.
.JSON
formato textual muito usado para interoperabilidade de dados entre diversos sistemas
.PDF
formato binário comprimido para representar texto, imagens matriciais e imagens vetoriais. Para além do PDF normal existe a possibilidade de no QGIS se criar PDFs no formato Geospatial PDF (GeoPDF), esses PDF possuem camadas que podem ser ligadas e desligadas, e tabelas de atributos que podem ser navegadas e pode-se clicar num atributo para ver a sua localização no mapa
.QGZ
Ficheiro de projeto QGIS comprimido, trata-se do formato standard para armazenar um projeto QGIS
.SHP
Shapefile. O formato de dados binário vetorial geoespacial mais utilizado em sistemas de informação geográfica. Desenvolvido e regulamentado pela Esri como uma especificação aberta para interoperabilidade de dados entre Esri e outros tipos de software SIG. Pode descrever espacialmente pontos, linhas e polígonos. Por exemplo, poços de água (ponto), rios (linha) e lagos (polígono fechado). Uma shapefile contém 3 ficheiros obrigatórios:
  • .shp — a geometria propriamente dita
  • .shx — um índice para permitir navegar rapidamente para a frente e para trás no ficheiro .shp
  • .dbf — tabela com uma coluna para cada atributo da shapefile em formato dBase IV

e pode conter um conjunto de ficheiros opcionais: .prj (descrição do projeto e informação sobre o sistemas de referência de coordenadas), .sbn e .sbx (índice espacial das features), .fbn e .fbx (índice espacial das features que são só de leitura - readonly), .ain e .aih (índice dos atributos na tabela), .ixs (índice de geocodificação de dados que sejam de leitura/escrita), .mxs (índice de geocodificação de dados que sejam de leitura/escrita em formato ODB), .atx (índice de atributos para o ficheiro .dbf), .shp.xml (metadados geoespaciais em formato XML), .cpg (usado para especificar a página de codificação dos carateres no ficheiro .dbf), .qix (um índice espacial alternativo baseado numa quadtree usado pelo software MapServer e GDAL/OGR software).

.SQLITE
ficheiro binário da base de dados relacional SQLite
.SVG
ficheiro de texto com imagem vetorial em formato XML
.TIFF
ficheiro binário com imagem em formato matricial (existem muitas variantes)
.TFW
ficheiro de suporte que permite georreferenciar um ficheiro TIFF (World File for TIFF image, usado principalmente pelo ArcView, ficheiro de texto com informação sobre as coordenadas, nível de zoom e rotação)
.XLSX
ficheiro Excel (XML comprimido)
.XML
eXtended Markup Language, formato de texto usado principalmente para interoperabilidade de dados (hoje em dia o formato JSON, que é diferente mas equivalente, começa a ser mais usado)

<-- Voltar à página hierarquicamente anterior