Extensoes e Formatos de Ficheiros: diferenças entre revisões
		
		
		
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| <li> Criar uma pasta/diretório chamada <code>formSIG</code> ou na raiz de um disco/drive ou o mais perto possível da raiz no caso de não se possuir privilégios para escrever na raiz do disco/drive. Desta forma reduz-se o comprimento dos caminhos para os ficheiros (o que facilita a navegação) e o caminho onde cada um coloca os ficheiros desde essa pasta/diretório para a frente é igual para todos (o que o permite utilizar esse caminho numa mensagem, num powerpoint, etc.) | |||
| <li> Debaixo dessa pasta criar as seguintes subpastas: | |||
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| <li> <code>formSIG/dados</code>: colocar aqui os dados descomprimidos (por exemplo shape files) e que vão ser utilizados pelo QGIS como camadas do projeto, criar subpastas sempre que necessário | |||
| <li> <code>formSIG/materiais</code>: colocar aqui ficheiros descarregados da Google Drive ou de outro local que ainda se encontrem comprimidos e que necessitem de ser descomprimidos antes de poderem ser utilizados, criar subpastas sempre que necessário | |||
| <li> <code>formSIG/projetos</code>: gravar aqui os diferentes projetos, criar subpastas sempre que necessário | |||
| <li> <code>formSIG/resultados</code>: colocar aqui os resultados esperados, isto é, os resultados/soluções dos exercícios fornecidos pelo formador de modo a ser possível comparar o resultado obtido com o resultado esperado, criar subpastas sempre que necessário | |||
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Revisão das 14h54min de 18 de abril de 2021
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Organizar os Dados
Para normalizar a forma como os dados ficam organizados no computador de cada um, de forma a ser mais fácil reportar um problema e de forma a ser mais fácil seguir uma demonstração interativa, estabelecem-se as seguintes regras neste curso:
-  Criar uma pasta/diretório chamada formSIGou na raiz de um disco/drive ou o mais perto possível da raiz no caso de não se possuir privilégios para escrever na raiz do disco/drive. Desta forma reduz-se o comprimento dos caminhos para os ficheiros (o que facilita a navegação) e o caminho onde cada um coloca os ficheiros desde essa pasta/diretório para a frente é igual para todos (o que o permite utilizar esse caminho numa mensagem, num powerpoint, etc.)
-  Debaixo dessa pasta criar as seguintes subpastas:
-  formSIG/dados: colocar aqui os dados descomprimidos (por exemplo shape files) e que vão ser utilizados pelo QGIS como camadas do projeto, criar subpastas sempre que necessário
-  formSIG/materiais: colocar aqui ficheiros descarregados da Google Drive ou de outro local que ainda se encontrem comprimidos e que necessitem de ser descomprimidos antes de poderem ser utilizados, criar subpastas sempre que necessário
-  formSIG/projetos: gravar aqui os diferentes projetos, criar subpastas sempre que necessário
-  formSIG/resultados: colocar aqui os resultados esperados, isto é, os resultados/soluções dos exercícios fornecidos pelo formador de modo a ser possível comparar o resultado obtido com o resultado esperado, criar subpastas sempre que necessário
 
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