Algoritmos

Fonte: QGIS
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Algoritmos

Apresenta-se aqui uma pequena descrição dos algoritmos mais relevantes para o cálculo de perímetros urbanos:

Agregar

Agregar (menu "Vetor / Ferramentas de geoprocessamento / Agregar..."): agrega todos os itens da camada de entrada criando uma nova camada com um único item que contém a geometria correspondente à agregação das geometrias dos itens originais. Atenção que na tabela de atributos resultante, que só tem uma única linha, muitas das colunas provavelmente irão conter dados errados (sugere-se que a seguir se apague essas colunas ou se corrija os seus valores).


Buffer

Buffer (menu "Vetor / Ferramentas de geoprocessamento / Buffer..."): permite criar uma nova camada com um multi-polígono à volta dos elementos da camada de entrada (input) até à distância definida. Normalmente só se quer definir a camada de entrada, a distância em metros, e costuma-se querer que a checkbox "Resultado da agregação" esteja marcada de modo a obter-se como resultado um único item (uma única linha na tabela de atributos).
NOTA: quando se tem problemas com a geometria (geometria inválida) pode-se também usar este algoritmo, só que desta vez com uma distância de zero metros, isso elimina a parte do polígono com problemas de geometria (em vez de tentar criar um novo polígono o mais parecido possível com o original), a seguir pode-se comparar o resultado obtido com o que se encontra na camada que tem a geometria inválida.


Diferença

Diferença (menu "Vetor / Ferramentas de geoprocessamento / Diferença..."): dá como resultado as geometrias da camada de entrada que caiem fora ou só se sobrepõem parcialmente com as geometrias da camada de sobreposição. Atenção que se usarmos as camadas na ordem errada o resultado vai ser uma camada vazia, se isso acontecer experimentar trocar a ordem das camadas. Ver também exemplo visual da diferença simétrica versus diferença (assimétrica).


Diferença Simétrica

Diferença simétrica (menu "Vetor / Ferramentas de geoprocessamento / Diferença simétrica..."): extrai as partes das geometrias das camadas de entrada e de sobreposição que não se sobrepõem, as áreas sobrepostas entre as duas camadas são removidas. A tabela de atributos da camada resultante irá conter os atributos originais das camadas de entrada e de sobreposição, neste caso a ordem das camadas (isto é, qual é a camada de entrada e qual é a camada de sobreposição) é irrelevante.
Na tabela de atributos do resultado uma parte das linhas só tem dados relativos aos atributos que vieram da camada de entrada (os das colunas da camada de sobreposição estão a NULL), as linhas restantes só têm dados relativos aos atributos que vieram da camada de sobreposição (os das colunas da camada de entrada estão a NULL). Ver também exemplo visual da diferença simétrica versus diferença (assimétrica)


Eliminar buracos

Eliminar buracos (menu "Processamento / Ferramentas de processamento / Geometria vetorial / Eliminar buracos"): pega numa camada que contenha polígonos e remove os buracos que se encontrem dentro de polígonos. Cria uma nova camada vetorial na qual os polígonos com buracos foram substituídos por polígonos com apenas o anel externo, os atributos não são alterados. Um parâmetro opcional de área mínima permite remover apenas os buracos que são mais pequenos do que essa área, se a área mínima for definida como 0.0 todos os buracos serão removidos.


Envoltória côncava (vizinho k mais próximo)

Envoltória côncava (vizinho k mais próximo) (menu "Processamento / Ferramentas de processamento / Geometria vetorial / Envoltória côncava (vizinho k mais próximo"): FIXME

Interseção

Interseção (menu "Vetor / Ferramentas de geoprocessamento / Interseção..."): interseta 2 camadas de uma forma simétrica, tanto faz intersetar a camada "A" com a camada "B" como fazê-lo na ordem inversa. Este algoritmo extrai as partes sobrepostas das geometrias dos itens nas camadas de entrada e de sobreposição, às geometrias que ficam na camada de interseção de saída são associados os atributos dos recursos sobrepostos das camadas de entrada e de sobreposição.


Juntar camadas vetoriais

Juntar camadas vetoriais (menu "Vetor / Ferramentas de gestão de dados / Juntar camadas vetoriais..."): combina (agrega) várias camadas vetoriais do mesmo tipo de geometria numa só camada, se as tabelas de atributos forem diferentes, a tabela de atributos da camada resultante irá conter os atributos de todas as camadas de entrada. Normalmente só se tem de escolher que camadas vetoriais se quer juntar, para isso clica-se nas reticências das "Camadas de entrada" e depois ativa-se as checkboxes correspondentes, quando se terminar de escolher as camadas clica-se na seta a azul no topo que permite voltar para a janela principal.


Múltiplas partes para partes únicas

Múltiplas partes para partes únicas (menu "Vetor / Ferramentas de geometria / Múltiplas partes para partes únicas..."): pega numa camada vetorial com geometrias multi-partes e gera uma nova camada vetorial na qual todas as geometrias contêm uma parte única. Os elementos com geometrias multi-parte são divididos em tantos elementos diferentes quantas as partes que a geometria contém, e são utilizados os mesmos atributos para cada um deles. Portanto o número de itens (linhas) na tabela de atributos irá aumentar.


Pontos aleatórios dentro de polígonos

Pontos aleatórios dentro de polígonos (menu "Processamento / Ferramentas de processamento / Criação de vetor / Pontos aleatórios dentro de polígonos"): permite gerar um conjunto de pontos aleatórios dentro de polígonos, usado por exemplo para detectar geometrias inválidas (porque os pontos não são gerados dentro das geometrias inválidas). Basta dizer quantos pontos se quer ("Point count or density", por exemplo 10000).


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