Exercicios

Fonte: QGIS
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

<-- Voltar à página hierarquicamente anterior

Guiões

John Snow: Mortes por cólera em Londres em 1854

  1. Garantir que no QGIS o módulo "QuickMapServices" está instalado e ativo. Para isso verifique no menu "Web" que lhe aparece o submenu "QuickMapServices / OSM / OSM Standard". Se não aparecer use o menu "Módulos / Gerir e instalar módulos" para instalar (ou ativar) o módulo "QuickMapServices"
  2. Garantir que o computador Microsoft Windows está configurado de modo a mostrar as extensões de ficheiros conhecidos (Explorador do Windows menu "Ver / Opções / Alterar opções de pastas e pesquisa", e a seguir na janela que abre selecionar "Ver" e remover a checkbox de "Ocultar extensões de tipos de ficheiros conhecidos")
  3. Descarregar o conteúdo da pasta SnowGIS que contém uma shapefile com a informação sobre as mortes por cólera (Cholera_Deaths.*), uma shapefile com a localização das bombas de água (Pumps.*), e o mapa feito por John Snow na época em formato GeoTIFF (SnowMap.*) e colocar no seu computador em formSIG/dados/SnowGIS
  4. Criar um novo projeto e adicionar 4 camadas, nesta ordem: "SnowMap" (selecionar em formSIG/dados/SnowGIS o ficheiro SnowMap.tif e aceitar a transformação de coordenadas que oferece melhor precisão e não obriga a instalar dados adicionais para aumentar a precisão, neste caso 2 metros), "Cholera_Deaths" (selecionar em formSIG/dados/SnowGIS o ficheiro Cholera_Deaths.shp), Pumps (selecionar em formSIG/dados/SnowGIS o ficheiro Pumps.shp), e usar o menu "Web / QuickMapServices / OSM / OSM Standard" para obter o mapa Open Street Maps de contexto
  5. Como as cores das camadas são atribuídas aleatoriamente pode ser necessário ajustar as cores para se obter melhor contraste. Por exemplo para mudar a cor da camada Pumps (bombas de água) clicar com o botão direito do rato sobre o nome da camada, selecionar "Propriedades", escolher "Simbologia" se não estiver já selecionado, e alterar a cor para a cor pretendida (e talvez alterar também o tamanho do marcador de 2.0 para 4.0)
  6. Se por alguma razão as camadas não ficarem na ordem pretendida reordená-las arrastando para cima ou para baixo o nome da camada
  7. Selecionar a camada "Cholera_Deaths", botão direito do rato, Propriedades, Simbologia, no topo alterar de "Símbolo único" para "Graduado", no "Valor" colocar "123 Count", no "Método" colocar "Tamanho", em baixo à esquerda no "Modo" colocar "Pretty breaks" e premir "Classificar"
  8. FIXME:faltaAcabarJohnSnow

Mapas Variação População

Guião Criar mapas com a variação da população de Portugal

Perímetros Urbanos de Nespereira

Guião Criar Perímetros Urbanos de Nespereira

Exercícios Simples

Exercícios simples

Atlas da população por concelho na região Norte no ano de 2011

  1. No QGIS criar um projeto novo com o CAOP e com a informação da população de Portugal (para obter os dados da população ver Exercícios / Mapas Variação População)
  2. Criar um ficheiro Excel a partir da exportação do CAOP, no ficheiro Excel apagar as colunas exceto "dicofre", "distrito" e "concelho" e adicionar uma nova coluna chamada "ZonaNorte" com "Sim/Não" de modo a marcar os concelhos da região norte. Uma versão ainda ligeiramente errada encontra-se em ConcelhosZonaNorte.xlsx
  3. Adicionar ao QGIS uma camada com esse ficheiro Excel
  4. Na camada do CAOP, usando "Uniões" unir com a tabela desse ficheiro Excel, usando o campo "dicofre"
  5. Fazer um atlas que mostre os concelhos da região Norte (Open Street Maps + limites do concelho) e que no título apresente a população de cada concelho, exporte para um PDF com 86 páginas

Exercícios práticos

Exercício 1

Atribuição de uma freguesia a cada formando:

  • Ana Rita Vieira: Fornelos
  • Bernardino Silva: Tendais
  • Carlos Santos: Travanca
  • Esmeralda Aragão: Ferreiros de Tendais
  • Goreti Braz: Moimenta
  • José Cláudio Carvalho: União das freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires
  • Maria Josefina Crespo Gomes: Souselo
  • Maria Jorge Soares: Santiago de Piães
  • Rui Correia: Tarouquela
  • Vanda Branco: Espadanedo
  • Vitor Monteiro: Oliveira do Douro
  • Patricia Soares: São Cristóvão de Nogueira
  • Olga Mariza Carvalho: Cinfães
  • Susana Santos: Moimenta + Fornelos

Criar uma pasta com um projeto novo com o nome da freguesia (abreviado se necessário), criar as subpastas com os dados de input e output, e obter os polígonos que envolvem equipamentos e conjuntos de edifícios de carácter permanente com mais de 35 m2 de área que não distam mais de 50 metros uns dos outros, eliminando buracos com menos de 5000 m2.
Quando acabarem irão ter de entregar um ficheiro ZIP com o resultado, por isso é importante que não utilizem camadas que não estejam armazenadas debaixo da pasta do projeto.

Uma das resoluções possível:

  1. Criar o projeto com o sistema de referência de coordenadas correto
  2. Adicionar a camada "COS_vetorial" e a partir dela criar uma camada só com o concelho de "Cinfaes" (opcional) e outra camada só com a freguesia em questão
  3. Da cartografia de Cinfães adicionar as camadas "edificio", "campo_jogos", "deposito", "equipame", "piscina", "zverde" (assumindo que zonas verdes também representam equipamentos)
  4. Explicitar o sistema de referência de coordenadas para todas as camadas que o necessitem (clicar no ponto de interrogação que aparece à direita do nome da camada)
  5. Juntar as 5 camadas de equipamentos ("campo_jogos", "deposito", "equipame", "piscina", "zverde") de modo a criar a camada "equipamentos_concelho"
  6. Usar "Selecionar por localização" para obter a camada de equipamentos da freguesia em questão: "equipamentos_relevantes"
  7. Usar "Selecionar por localização" para obter a camada de edifícios da freguesia em questão: "edificios_freguesia"
  8. Usar "Selecionar elementos pela expressão" para selecionar em "edificios_freguesia" os edifícios que não são temporários e que têm mais de 35m2 de área de modo a obter "edificios_relevantes"
  9. Usar "Juntar camadas vetoriais" para juntar as camadas "edificios_relevantes" e "equipamentos_relevantes" de modo a obter a camada "poligonos"
  10. Aplicar um buffer (contorno exterior) de 25m à camada "poligonos" com a checkbox "Resultado da agregação" ativa, seguidamente aplicar o algoritmo "Múltiplas partes para partes únicas" para obter a camada "areas_separadas", nessa camada criar o atributo "oID" com o valor da expressão "$id" e apagar todos os restantes atributos, a seguir usar o algoritmo "Juntar atributos por localização" com "poligonos" como camada base e "areas_separadas" como "Join Layer" (a camada com que se liga), usa-se o predicado geométrico "intersecta", nos campos a adicionar clicar nas reticências e adicionar somente o campo "oID", desta forma criando a camada "poligonos_comID"
  11. Gravar o projeto, fechar e voltar a abrir o projeto de modo a garantir que está tudo gravado
  12. Usar "Envoltória côncava (vizinho k mais próximo)" para obter um polígono que contorne cada aglomerado de edifícios. Escolher como camada de entrada a camada "poligonos_comID", usar 3 como número de pontos na vizinhança a considerar, e selecionar o campo "oID" de modo a criar envoltórias côncavas por classe, desta forma (passados alguns minutos) obtém-se a camada "poligonos_com_buracos"
  13. Usar "Eliminar buracos" para remover os buracos menores que 5000 m2

Exercício 2

Atribuição de uma freguesia a cada formando:

  • Ana Rita Vieira: Cinfães
  • Bernardino Silva: Cinfães
  • Carlos Santos: Cinfães
  • Esmeralda Aragão: São Cristóvão de Nogueira
  • Goreti Braz: São Cristóvão de Nogueira
  • José Cláudio Carvalho: São Cristóvão de Nogueira
  • Maria Josefina Crespo Gomes: Oliveira do Douro
  • Maria Jorge Soares: Oliveira do Douro
  • Rui Correia: Oliveira do Douro
  • Vanda Branco: Tarouquela
  • Vitor Monteiro: Tarouquela
  • Patricia Soares: Tarouquela
  • Olga Mariza Carvalho: Santiago de Piães
  • Susana Santos: Santiago de Piães

Identificar os edifícios da freguesia em questão que cumulativamente cumprem o seguinte:

  1. Possuem pelo menos 30 m2 de área
  2. Encontram-se a mais de 10m de distância do eixo de uma via de água (fora do domínio hídrico)
  3. Encontram-se a menos de 50m de uma estrada/rua apropriada (ser servido por via pública apropriada às exigências de circulação e tráfego)
  4. Excluir os edifícios precários

Quantos edifícios existem nestas condições e qual é a área total desses edifícios? (a resposta são 2 números)

Uma das resoluções possível:

  1. Obter

<-- Voltar à página hierarquicamente anterior