Algoritmos

Fonte: QGIS
Revisão em 11h28min de 1 de novembro de 2021 por AlexandreSousa (discussão | contribs) (Algoritmos)
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Algoritmos

Apresenta-se aqui uma pequena descrição dos algoritmos mais relevantes para o cálculo de perímetros urbanos:

  1. Agregar: FIXME
  2. Buffer (menu "Vetor / Ferramentas de geoprocessamento / Buffer..."): permite criar uma nova camada com um multi-polígono à volta dos elementos da camada de entrada (input) até à distância definida. Normalmente só se quer definir a camada de entrada, a distância em metros, e costuma-se querer que a checkbox "Resultado da agregação" esteja marcada de modo a obter-se como resultado um único item
  3. Interseção: FIXME
  4. Juntar camadas vetoriais (menu "Vetor / Ferramentas de gestão de dados / Juntar camadas vetoriais..."): combina (agrega) várias camadas vetoriais do mesmo tipo de geometria numa só camada, se as tabelas de atributos forem diferentes, a tabela de atributos da camada resultante irá conter os atributos de todas as camadas de entrada. Normalmente só se tem de escolher que camadas vetoriais se quer juntar, para isso clica-se nas reticências das "Camadas de entrada" e depois ativa-se as checkboxes correspondentes, quando se terminar de escolher as camadas clica-se na seta a azul no topo que permite voltar para a janela principal
  5. Múltiplas partes para partes únicas (menu "Vetor / Ferramentas de geometria / Múltiplas partes para partes únicas..."): pega numa camada vetorial com geometrias multi-partes e gera uma nova camada vetorial na qual todas as geometrias contêm uma parte única. Os elementos com geometrias multi-parte são divididos em tantos elementos diferentes quantas as partes que a geometria contém, e são utilizados os mesmos atributos para cada um deles. Portanto o número de itens (linhas) na tabela de atributos irá aumentar.